#cap1 #cap2 #cap3 #cap4 #cap5 #cap6 #cap7
.  

PM/RJ

Concurso PMERJ com 2 mil vagas para soldados é AUTORIZADO

29/09 - O concurso PMERJ para soldados está oficialmente autorizado. O aval do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, para preenchimento de 2 mil vagas no cargo foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 29. 

A carreira de soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro tem os seguintes requisitos:

    Idade entre 18 e 32 anos;

    Ensino médio completo;

    Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;

    Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

O salário líquido dos aprovados é de R$4.102,02. O regime de contratação dos aprovados será o estatutário, que garante a estabilidade no cargo.

Em janeiro, foi publicada a Lei nº 9.546, em que o governo do Rio de Janeiro aumenta a idade máxima de ingresso na Polícia Militar (PMERJ) para 32 anos. Antes, o limite era 30 anos.

No dia 5 de setembro, o atual governador e candidato à reeleição, Cláudio Castro, já tinha adiantado sobre a autorização do concurso. Segundo ele, agora, cabe à corporação finalizar os trâmites para a publicação do edital.

    "Eu já liberei. Já está com a Polícia Militar para eles terminarem o edital e entregarem. Toda a parte do governador já está autorizada. Cabe agora à própria Polícia Militar a liberação do concurso", disse em resposta ao jornal O Dia.

Por sua vez, o secretário de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, já informou que a corporação trabalha para publicar o edital do concurso para soldados ainda este ano.

Inicialmente, as provas também estavam previstas para aplicação até dezembro deste ano. Porém, o secretário revelou que os exames devem ficar para 2023. O que, de acordo com ele ele, garante mais tempo para a preparação dos candidatos. 

“A gente trabalha para este ano lançar o edital para contratação de 2 mil policiais militares. Provavelmente a prova vai ser feita em 2023. Mas lançando o edital este ano já é um grande passo para que possam se preparar”, relatou o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, em entrevista ao RM Podcast. 

Concurso PMERJ para soldado é composto por sete etapas

Tradicionalmente, os concursos para soldado da PMERJ apresentam sete etapas. São elas:

    Exame intelectual (prova objetiva e redação);

    Avaliação psicológica;

    Exame antropométrico;

    Teste de aptidão física (TAF);

    Exame toxicológico;

    Exame médico;

    Investigação social e documental.

Os aprovados também são submetidos a curso de formação profissional. Essa estrutura deve ser mantida no próximo edital, no entanto, devem ser feitas atualizações no conteúdo programático das provas.

Em abril de 2022, por exemplo, o governador Cláudio Castro sancionou a lei 9.614/2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade de três leis nas provas dos concursos para Polícia Militar (PMERJ). 

O conteúdo programático da nova seleção para soldados já deve trazer essa exigência. As leis que devem ser abordadas nas questões de prova são: 

    Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha;

    Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso;

    Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 - Estatuto da Inclusão da Pessoa com Deficiência.

 

 

FONTE: FOLHA DIRIGIDA 

 

Nome:
Senha:
 
 

Concurso TRT ES 2022: inscrições abertas 

Concurso Bombeiros MG: saem editais com 385 vagas para nível m&eacu