#cap1 #cap2 #cap3 #cap4 #cap5 #cap6 #cap7
.  

PM/RJ

IBADE SERÁ A BANCA

 

16/01 - Despacho que autoriza a contratação da banca organizadora do concurso PMERJ para soldados é publicado no Diário Oficial. Confira!


Foi publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro desta segunda-feira, 16, o despacho que autoriza a contratação da banca organizadora do concurso PMERJ para soldados. O aval foi concedido pelo diretor geral de pessoal, Claudio de Bessa Halicki, na qualidade de ordenador de despesas.


A próxima etapa será a efetiva assinatura do contrato com a banca. O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) foi o que apresentou o melhor proposta e deve ser contratado.

 
Folha Dirigida já tinha adiantado, desde 11 de janeiro, sobre a autorização para contratar a banca. Mas o despacho foi divulgado no Diário Oficial do Estado apenas nesta segunda, 16.
A Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro já elaborou uma minuta do contrato, restando apenas as assinaturas. O que deve ocorrer nos próximos dias.
Depois da contratação, o edital deverá ser concluído e publicado no Diário Oficial.

 

FONTE: FOLHA DIRIGIDA

__________________________________________________________________

PMERJ tem banca mais cotada e contrato em finalização

A escolha da banca organizadora do concurso para soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro está perto de ser concluída. A corporação já prepara os modelos de dispensa de licitação e de contrato com a instituição. 

09/12 - As informações foram obtidas pela Folha Dirigida por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo do Estado. 

Fontes da reportagem revelaram que o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) apresentou o melhor preço e melhor técnica.

Porém, não é possível confirmar se essa será a banca contratada pois ainda há necessidade de uma análise orçamentária e jurídica. 

É preciso aguardar a publicação do nome da banca no Diário Oficial. Oficialmente, a Assessoria de Imprensa da PMERJ informou que "o processo de definição sobre a organizadora do concurso segue em tramitação".

No total, nove bancas encaminharam seus preços e documentos para habilitação:

Fundação Getulio Vargas (FGV);

Instituto Access;

Instituto AOCP;

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE);

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);

Instituto de Avaliação Nacional (IAN);

Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP);

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan);

Instituto Selecon.

A Polícia Militar, por sua vez, trabalha para que o processo seja finalizado o mais rápido possível. Uma vez que a intenção da corporação é que o edital do concurso com 2 mil vagas seja publicado ainda este mês.

A Ibade é atualmente a escolhida como banca organizadora do outro concurso da PMERJ, o para a área da Saúde.

 

 

FONTE: FOLHA DIRIGIDA 

_________________________________________________________________________

Concurso PMERJ: divulgado termo de referência para soldado. Veja!

11/11 - Corporação divulga termo de referência para o novo concurso PMERJ com 2 mil vagas para soldados. Confira os requisitos, estrutura de provas!

O termo de referência do novo concurso PMERJ para soldados foi divulgado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. O documento funciona como um espelho para o edital e confirma vagas, requisitos, cotas, estrutura de provas e disciplinas. 

A oferta será de 2 mil vagas para soldados, sendo 200 para o sexo feminimo e 1.800 para o sexo masculino. A carreira tem os seguintes requisitos, de acordo com o termo de referência:

Ensino médio completo;

Idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia para o ato de inscrição no concurso. Considera-se para efeito deste item da idade-limite de trinta e dois anos, aquela idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;

Altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino.

O termo de referência não cita, mas a Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior também deve ser cobrada.

Haverá cotas para negros, índios e pessoas com hipossuficiência econômica. A estimativa da corporação é que o concurso tenha 100 mil inscritos. 

O concurso PMERJ será composto por nove etapas. Apenas as duas primeiras serão de responsabilidade da banca organizadora a ser contratada. As demais serão realizadas pela própria Polícia Militar: 

1ª etapa: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

2ª etapa: Prova Discursiva (redação), de caráter eliminatório e classificatório;

3ª etapa: Preenchimento do FIC e verificação dos requisitos para inscrição o Concurso Público, de caráter eliminatório;

4ª etapa: Exame Antropométrico, de caráter eliminatório;

5ª etapa: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;

6ª etapa: Exame Psicológico, de caráter eliminatório;

7ª etapa: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;

8ª etapa: Exame Social e Toxicológico, de caráter eliminatório;

9ª etapa: Avaliação Documental, de caráter eliminatório.

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas de 9h às 13h, no tempo de quatro horas, em dias diferentes. 

Concurso PMERJ: veja distribuição das questões objetivas

As provas objetivas do concurso terão 50 questões, com quatro alternativas, distribuídas da seguinte forma:

Língua Portuguesa: 10 questões;

Matemática Básica: 10 questões;

Noções de Direitos Humanos: 10 questões;

Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ: 10 questões;

Noções de Direito Penal e Processo Penal: 10 questões.

Cada questão terá o valor de dois pontos. Será classificado na prova objetiva quem obtiver 60% dos pontos, ou seja, 30 questões corretas ou 60 pontos e não zerar nenhuma disciplina. 

Na prova discursiva, os candidatos terão que elaborar uma redação, que valerá de zero a 100 pontos. Quem não alcançar o grau mínimo de 50 pontos será eliminado do concurso.

A nota final para fins de classificação dos candidatos após a realização das provas objetivas e discursivas será por meio da aplicação da fórmula de cálculo NF= ((PPO X 0,8) + (PPD X 0,2)): Onde: 

NF é a Nota Final do candidato após a realização da 1ª e 2ª Etapas; 

PPO é a Pontuação obtida na Prova Escrita Objetiva; 

PPD é a Pontuação obtida na Prova Escrita Discursiva.

Serão convocados para as demais etapas do concurso: 

► Sexo masculino: Até 3.780ª colocação de ampla concorrência; até 1.080ª colocação da cota de negros e índios; e até 540ª colocação da cota de pessoas com hispossufiência econômica.

► Sexo feminino: Até a 420ª colocação de ampla concorrência; até 120ª colocação da cota de negros e índios; e até 60ª colocação da cota de pessoas com hipossuficiência econômica.

O candidato que alcançar o grau mínimo estabelecido para aprovação, mas não estiver dentro dos quantitativos permanecerá com a classificação preliminar inalterada, na condição de EXCEDENTE. 

Ele somente poderá ser chamado para as demais Etapas do concurso na ocasião de, ainda no prazo de validade, após a última Etapa prevista, não ter alcançado o quantitativo de candidatos aptos para o cargo, em razão de eliminação ou não comparecimento (desistência) e, portanto, ocorrerem vagas remanescentes na seleção.

O termo de referência não traz detalhes das demais etapas do concurso, uma vez que esse documento é usado durante a esolha da banca organizadora. Apenas as provas objetivas e discursivas serão de responsabilidade da instituição a ser contratada. 

PMERJ começa escolha da banca organizadora do concurso

Em resposta à Folha Dirigida, a Polícia Militar informou que foi iniciada nesta semana a pesquisa de mercado para contratação da banca organizadora. As instituições devem enviar suas propostas de preço até dia 19 de novembro. 

A corporação deverá avaliar os preços e as atribuições técnicas das bancas. A escolha será por meio de dispensa de licitação.

Uma instituição será contratada para receber as inscrições do concurso em seu site, além de viabilizar as etapas da seleção, como as provas objetivas.

No último concurso PMERJ para soldados, realizado em 2014, a Exatus foi a banca escolhida. 

"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que foi iniciada esta semana a pesquisa de mercado com vistas à contratação da banca examinadora responsável pela realização do concurso para ingresso de novos policiais, marcado para o início do próximo ano. O Comando da Corporação já foi autorizado pelo Governo estadual a selecionar dois mil soldados para dar continuidade ao processo de recomposição do seu efetivo", consta em nota enviada à reportagem.

A corporação afirma que todos os esforços estão direcionados para a publicação do edital ainda em 2022 para que o concurso possa ser realizado no início do próximo ano.

FONTE: FOLHA DIRIGIDA 

 
11/11/2022

Nome:
Senha:
 
 

Inscrições abertas p/ 6 mil vagas de escriturário

Concurso SEE MG: oferta prevista sobe para 20.008 vagas