#cap1 #cap2 #cap3 #cap4 #cap5 #cap6 #cap7
.  
 
12/12/2013
Cespe/UnB proíbe uso de garrafas não transparentes

A partir de agora, os candidatos que vão fazer provas do Cespe/UnB não poderão mais levar recipientes plásticos, como garrafas de águe e suco, que não sejam transparentes. De acordo com a organizadora, o objetivo é manter a tranquilidade dos candidatos e o rigor nos procedimentos de segurança durante a realização de concursos e do vestibular da Universidade de Brasília (UnB).

De acordo com a assessoria de imprensa, a medida vale para os concursos com editais publicados desde quarta-feira (11). Para os editais que já foram divulgados, a organizadora orienta que os candidatos fiquem atentos para retificações e comunicados que possam incluir a nova medida nas páginas dos concursos.

Segundo Roger Escalante, coordenador de segurança da organizadora, o procedimento vai ajudar a garantir a lisura e a isonomia dos processos.“O Cespe/UnB é referência em segurança. Pensando em manter a confiança que órgãos e candidatos depositam na instituição é que implementamos mais uma regra no item dos editais que trata dos critérios de eliminação", afirma.

Qualquer tipo de aparelho eletrônico, chapeu e boné são proibidos. A organizadora ainda faz um rastreamento próximo aos locais de prova para interceptar ondas eletromagnéticas produzidas por telefones celulares ou rádios na tentativa de contato eletrônico entre candidatos e pessoas externas.

De acordo com o coordenador, a empresa tem mais uma garantia de que os candidatos mais bem preparados vão obter êxito no exame e não os que tentam burlar as regras. "Isso é muito importante para que o objetivo do Cespe/UnB seja alcançado: o de selecionar os melhores profissionais para os cargos oferecidos na administração pública e em empresas privadas”. 

Segundo a organizadora, as equipes de coordenadores, chefes e fiscais de sala se preparam baseadas no edital do certame e no roteiro de trabalho para que, no dia de realização das provas, a prova seja aplicada de forma tranquila.

Veja as medidas de segurança utilizadas pelo Cespe/UnB:

Proibição de qualquer aparelho eletrônico, acessórios de chapelaria e outros

Será eliminado do processo seletivo o candidato que, no dia de realização das provas, portar: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPod, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, palmtop, walkman, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer espécie, qualquer recipiente, tais como garrafa de água e suco, que não seja fabricado em material transparente, óculos escuros, protetor auricular ou qualquer acessório de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro e, ainda, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e/ou borracha.

Prevenção contra cola eletrônica

Rastreamento na vizinhança dos locais de provas, buscando interceptar ondas eletromagnéticas produzidas por telefones celulares ou rádios na tentativa de contato eletrônico entre candidatos e pessoas externas.

Revista magnética

Os candidatos que deixam a sala de provas para ir ao banheiro são revistados por detectores de metais na entrada e na saída dos sanitários. A revista pode, ainda, ser realizada a qualquer momento nas salas e nos corredores dos locais de aplicação das provas.

Desidentificação das provas

Ao término da prova de concursos e seleções, a parte superior da folha de resposta e da folha de texto definitivo, que contém o nome do candidato, é destacada, permanecendo o código de barras e o número de inscrição. A desidentificação é um procedimento que garante que a banca examinadora, ao corrigir a prova de qualquer candidato, não seja capaz de identificar o autor da prova.

Digitalização das provas

Para a transparência do processo seletivo, as folhas de respostas e de textos definitivos são digitalizadas e disponibilizadas aos candidatos na internet no dia do resultado final. Cada candidato consulta sua folha informando senha e CPF.

Apoio institucional

Os órgãos de segurança pública e companhias de água e energia são avisados oficialmente sobre a realização das provas para que apoiem o evento.

FONTE: G1 

 

18/03/2022
Congresso derruba veto e amplia validade de concursos

12/01/2022
Concurso PMERJ: idade máxima passa para 32 anos

14/04/2011
Bancas organizadoras: confira as suas peculiaridades

 

Nome:
Senha:
 
 
16/05
 

- Edital a qualquer momento !  Processo Seletivo p/ a Prefeitura...